A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para avaliar a satisfação dos funcionários com a empresa e seu trabalho. Este acompanhamento é importante e possibilita identificar as causas e propor ações para melhorar as condições do ambiente de trabalho.
O clima organizacional desfavorável em uma empresa pode justificar a desmotivação, frustração e baixa produtividade dos funcionários. Essa situação desfavorável gera alta rotatividade, serviços de baixa qualidade e clientes insatisfeitos.
É possível evitar essas consequências, trabalhando de forma proativa com a Pesquisa de Clima.
Neste artigo você irá aprender:
- O que é e Por que fazer uma pesquisa de clima?
- Como rodar uma Pesquisa de Clima Organizacional.
Por que fazer uma pesquisa de clima?
O Clima Organizacional é importante: pessoas contentes com seu trabalho tendem a ser mais produtivas, trabalhando com mais qualidade. Isso está diretamente relacionado com a rentabilidade de empresa.
Cada dia mais, as empresas estão mais competitivas, e ter vantagem competitiva depende diretamente de pessoas motivadas na empresa.
Para obter isso é preciso mapear a noção geral que os funcionários têm acerca da empresa, seus pontos fortes, pontos de melhoria e aspirações dentro da instituição.
O que é uma Pesquisa de Clima Organizacional?
Clima organizacional é o que os funcionários pensam a respeito da empresa onde trabalham, suas políticas, a rotina individual,suas funções e como eles se sentem em relação a estes fatores.
A pesquisa de clima organizacional é uma maneira que o departamento de recursos humanos de cada organização tem de medir a percepção geral dos funcionários da empresa acerca dos níveis organizacionais dela.
Como fazer uma Pesquisa de Clima?
Como criar um bom Questionário
A melhor maneira de medir a analisar o clima organizacional é através de um questionário quantitativo. Todos os funcionários respondem baseado na rotina e o nível hierárquico que eles têm.
Com as respostas coletadas ficam claras as noções do corpo empresarial sobre os níveis citados.
É necessário que a pesquisa aborde diferentes fatores que influenciam a motivação: o trabalho, o salário, o gerenciamento, a comunicação, os benefícios, condições de trabalho, tomada de decisão e etc.
As perguntas são feitas por graduação dos aspectos que querem ser avaliados, e os funcionários marcam cada alternativa de acordo com o seu grau de concordância. Por exemplo:
Estive satisfeito com a quantidade de trabalho que me foi atribuída ao longo do mês.
Assinale a alternativa que melhor se aplica:
1 – Discordo totalmente
2 – Discordo mais que concordo
3 – Não discordo nem concordo
4 – Concordo mais que discordo
5 – Concordo totalmente
Vale lembrar também que, além dos dados quantitativos, é importante que a célula de RH esteja sempre disponível a ouvir a opinião dos seus funcionários. Para isso deve-se inserir perguntas abertas e espaços para sugestões no questionário.
Essa abertura demonstra que eles são valorizados, necessários e fundamentais na empresa, e que suas ideias fazem diferença no ecossistema da organização.
Deve ser bem claro e explicito para toda a empresa como responder o questionário, por isso, é recomendado que o Setor de Recursos Humanos dê uma breve explicação a respeito antes de começar a aplicação.
Rodando a Pesquisa e Analisando Resultados
Além disso, o prazo para preenchimento deve ser um espaço suficiente para que o funcionário possa refletir e caso tenha dúvidas pode esclarecer com o responsável pela aplicação. O intervalo de uma semana é o que normalmente é utilizado.
As análises dos dados geram insumos quantitativos sobre a percepção de cada funcionário. Para complementar é importante relacionar tais análises com os comentários qualitativos, que são registrados nos campos abertos do questionário.
Cruzar estes dois tipos de informações é que possibilita análises eficientes, que indicam as melhores mudanças na empresa.
Os Próximos Passos
A Pesquisa de Clima Organizacional permite identificar os pontos críticos de pontos críticos para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa. A partir desses direcionamentos é preciso desenvolver planos de ação que visam implementar as mudanças e melhorias.
Os resultados relacionados com um bom clima organizacional são diversos:
- Maior retenção de talentos na empresa;
- Maior preocupação dos funcionários com a empresa;
- Aumento de produtividade e motivação;
- Melhor adaptação a mudanças na rotina;
É importante que sua empresa tenha os Subsistemas de Recursos Humanos bem estruturados. Isso possibilita um bom acompanhamento em todos os níveis organizacionais da empresa.
“A análise, o diagnóstico e as sugestões proporcionados pela pesquisa são valiosos instrumentos para o sucesso de programas voltados para melhoria da qualidade do trabalho, aumento da produtividade e adoção de melhores políticas internas.”
Se dada o valor correto, a Pesquisa de Clima Organizacional pode se tornar o principal canal de mudança dentro da empresa.
Faça com que a pesquisa seja um momento em que os funcionários se sintam confortáveis para expressar suas opiniões mais sinceras, e você terá os insumos necessários para alavancar os resultados de suas equipes!
Necessito de um escopo para ser discutido de uma PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL com vários itens para serem abordados e discutidos