Muitas empresas sentem dificuldade em planejar os recursos que serão investidos na área de marketing da empresa. Geralmente, isso acontece por não haver indicadores suficientes que comprovem os retornos dos investimentos feitos na área.

E em cenários de crise, é bastante comum que o primeiro orçamento a sofrer cortes, seja o de marketing, por não ser considerado prioridade, muito embora seja comprovado que as empresas que investem nessa área, são as que menos sofrem nesses períodos de recessão.

O orçamento de marketing, assim como de outras áreas, deve ser definido no início do ano, pois ele determinará quais serão os investimentos feitos para atingir os objetivos do negócio.

Hoje, neste post te mostraremos passo a passo de como definir o seu orçamento de marketing para garantir que os seus objetivos sejam alcançados.

O que é um orçamento de marketing e, porque é importante?

O orçamento de marketing é um documento que alinha as estratégias envolvendo os canais de comunicação utilizados com o cliente e o setor financeiro, ou seja, é a conversão do plano de marketing em números.

Ao definir um orçamento, é possível alcançar melhores resultados e obter muitos benefícios, dentre eles:

Como definir um orçamento de marketing?

A seguir iremos descrever o passo a passo do processo de definição de um orçamento de marketing. Confira!

#01. Realizar diagnóstico

O primeiro passo para esse processo é fazer uma boa avaliação tanto do histórico de vendas nos períodos anteriores, quanto a situação atual das ações que a empresa vem executando.

Também é válido, neste momento fazer uma avaliação do ambiente externo, fatores como crescimento da economia, tendências de mercado, entre outras variáveis, para ter um diagnóstico mais completo.

Ao analisar o desempenho de todas as etapas do seu funil de vendas (desde quando o cliente conhece o seu negócio até ele se tornar um comprador), você será capaz de compreender quais as etapas demandarão mais recursos do seu orçamento.

Com acesso a essas informações, você poderá identificar quais os canais de comunicação com o cliente estão apresentando o desempenho ideal, e quais necessitam de maior atenção.

#02. Determine objetivos

Feito o diagnóstico, é o momento de definir as prioridades do marketing da empresa, e considerando os objetivos gerais da organização para que haja um alinhamento maior.

Os objetivos podem variar de acordo com o nível de maturidade da empresa e com o posicionamento definido pelo gestor, segue abaixo alguns objetivos comuns de algumas empresas:

#03. Planeje quais ações serão executadas

Agora que já foram definidos quais os objetivos da área, é o momento de estruturar as ações que serão necessárias para alcançá-los.

Ou seja, aqui serão definidas como as ações serão executadas, que tipo de estratégia e metodologia serão utilizadas para elas, bem como os responsáveis por executá-las.

Em caso de contratação de terceiros para executar algumas tarefas do setor, é importante definir como se dará essa relação e o gerenciamento dessas atividades.

#04. Crie um cronograma

Após definir a lista de ações que deverão ser executadas, começa a etapa de organizá-las em um cronograma, de modo que a empresa consiga organizar quando o orçamento será executado, e quais as saídas que haverão mês a mês.

Nesse momento é interessante avaliar o fluxo de caixa projetado para aquele período, e entender se o valor despendido para executar as ações, não sobrecarregará o caixa da empresa, causando um deficit nas contas.

#05. Estruturar o Orçamento de Marketing

Após a definição das ações, de como e quando serão feitas, é chegado o momento de estimar os custos para executar cada uma delas.

Para isso é importante considerar todas as variáveis que podem gerar custos, como as pessoas que serão pagas, a compra de materiais, a aquisição de serviços de terceirizados, recursos tecnológicos, capacitações, e qualquer infraestrutura que seja necessária, nesse momento, quanto maior o nível de detalhamento, mais assertiva será a previsão do orçamento.

Ao final desse processo, você entenderá o orçamento necessário para executar as ações que levarão ao alcance dos objetivos almejados, e poderá se guiar por ele ao longo do período definido, tendo sempre o cuidado de não fugir do planejado para não comprometer o orçamento de outras áreas.

#06. Revisar o orçamento periodicamente

Tão importante quanto definir o orçamento é criar uma rotina de acompanhamento para sempre estar verificando se ele ainda está condizente com a realidade da empresa.

E paralelo a isso, é interessante que sejam acompanhados os resultados das ações para verificar o retorno dos investimentos que estão sendo feitos, e atestar se estão sendo, de fato, eficientes. 

Além disso, como o mercado muda rapidamente, pode ser que surjam novas ações a serem incorporadas no plano, e  gestor deve estar preparado para fazer os ajustes que forem necessários.

Conclusão

Estruturar o orçamento de marketing não é uma tarefa simples, porém ela pode fazer grande diferença no desempenho do negócio. 

Já existem ferramentas que podem ajudar a executá-lo de forma analítica e prática, porém ainda é necessário ter um bom conhecimento sobre o próprio negócio e mercado que ele está inserido.

Nós da UCJ, acreditamos que esse tipo de ação só favorecerá o seu negócio, e impulsionará seus resultados! Entre em contato conosco para, juntos, criar as melhores soluções para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *