Quando falamos sobre identidade organizacional, é impossível não falar sobre o trio missão, visão e valores, pois são eles que refletem como a empresa se posicionará no mercado para alcançar os objetivos desejados.
É muito comum vê-los no ambiente das empresas, são conceitos simples mas que interferem fortemente no planejamento estratégico da empresa.
E apesar da simplicidade, elaborar essa identidade organizacional demanda dedicação de toda a equipe, para que ela reflita um propósito comum de todos os envolvidos.
É comum que os empresários não consigam diferenciar os três conceitos, portanto, hoje, neste post será mostrado a definição, a importância e o que você precisa para começar a elaborar sua MVV hoje mesmo.
Missão da empresa
Peter Drucker, um dos maiores nomes quando nos referimos a administração moderna, afirma que um negócio ele não é definido pelo produto/serviço que ele vende mas sim pela sua missão, que é a razão de existir, pois é a partir dela que a empresa na totalidade atribui maiores significados às suas ações.
Não é comum que a missão seja modificada muitas vezes ao longo do tempo, devido à profundidade do seu conceito, e a sua função de inspirar e engajar a equipe.
Ela deve conectar as pessoas da empresa e guiá-las para o sucesso, por meio do propósito definido, quando elas entendem e percebem o conceito da missão por trás das decisões tomadas, e até nas atividades diárias, elas irão performar da melhor forma naturalmente.
A missão ela reflete também no posicionamento externo, pois ao comunicá-la ao público, a empresa deve transparecer esse propósito no seu contato com o cliente, caso contrário, terá sua reputação e credibilidade prejudicadas.
Como definir a missão?
A primeira coisa é saber o porquê sua empresa existe, e o que ela entrega de valor ao cliente, e quando falamos em entrega de valor, não nos referimos ao produto/serviço, mas o benefício que é gerado ao público.
Uma boa missão deve ter clareza e ser inspiradora, de modo que engaje os colaboradores, os incentivando a fazer o melhor pela empresa dentro da sua função.
Para melhor esclarecer a definição, vamos mostrar alguns exemplos de empresas renomadas no mercado:
Walmart: “Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor”
Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”
Avon: ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.
Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.
Existem alguns elementos que são essenciais para qualquer missão:
- Ser uma declaração ampla de qual direção estratégica a empresa irá seguir (visualizando sempre o longo prazo);
- Responder com clareza perguntas como “o que a empresa deve fazer?”, “para que ela deve fazer?”, “para quem ela deve fazer?”, “onde ela vai fazer?”.
Visão da empresa
Muitos gestores acabam confundindo a definição de missão e visão, porém, além deles serem diferentes, eles devem se complementar.
A visão ela deve representar em palavras, qual o estado futuro que a empresa deseja estar, e o que ela almeja naquele momento.
Ao contrário da missão, ela deve ser definida por um tempo pré-estabelecido, e pode ser modificada ao longo do tempo, e isso é devido ao crescimento da empresa, pois a medida que os objetivos forem alcançados, novos serão escolhidos.
Ela deve ser vista como o maior ponto de motivação no negócio, pois é a partir dela que toda a estratégia será traçada, e a sua definição deve contemplar a empresa na totalidade, sem se prender a um tema específico.
Para melhor entendimento, vamos mostrar alguns exemplos:
Nike: Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo, assim, um vínculo com a qualidade de vida e de pessoas.
Disney: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.
Coca-Cola: Atuar como base para o seu “roteiro de atividades”, e orientar todos os aspectos de seu negócio, descrevendo o que deve conquistar para continuar com um crescimento sustentável e de qualidade.
Vale: Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta
Como definir uma visão?
Para construir a visão da empresa, é importante entender o que a empresa quer a curto, médio, e longo prazo, e seu conceito deve ter clareza, ser fácil de assimilar, e abranger toda a organização, e mobilizar a equipe por meio de um propósito inspirador.
A visão precisa responder de forma objetiva perguntas como: “como a organização se vê a longo prazo?”, “onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?”, “como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?”, “essa visão é possível de ser alcançada?”
As lideranças da empresa precisam ter bem internalizada a visão, para que possa repassar constantemente a toda equipe. Dessa forma favorecerá uma maior transparência, e engajamento para que a estratégia possa ser colocada em prática.
Valores da empresa
O terceiro elemento do tripé da identidade organizacional, que complementa a missão e a visão são os valores, e estes são a essência da filosofia da empresa, ou seja, as atitudes e crenças que devem refletir no comportamento de todos os integrantes do negócio.
Os valores agregam importância ao que é oferecido ao público, e é a partir deles que os colaboradores entenderão como devem agir interna e externamente à organização.
A liderança irá avaliar profundamente qual o comportamento mais adequado que seus funcionários devem ter, e disseminar constantemente para fortalecer o alinhamento interno da empresa.
Sem a definição dos valores, a empresa terá maiores dificuldades em atingir seus objetivos maiores, considerando que a missão é a definição do propósito, a visão é o projeto de futuro da empresa, e os valores devem ser a personalidade definida que fará com que a equipe se identifique e trabalhe inspirado nesse tripe.
Seguem alguns exemplos de valores utilizados em algumas empresas:
Avon: Confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade”.
Banco Itaú: Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale.
Disney: não ceticismo; criatividade; sonhos; imaginação; atenção fanática aos detalhes; preservação e controle da magia Disney.
Nike: Empresa inovadora, que proporciona modernidade, atendendo, assim, a necessidade do público.
Como definir os valores?
Geralmente as empresas constroem por volta de seis valores, que quando disseminados e aplicados nortearão o comportamento da equipe.
Alguns fatores importantes para a construção dos calores:
- Serem claros e objetivos, para que todos possam compreender;
- Sejam de fácil acesso para os colaboradores;
- Devem ser seguidos por todos os colaboradores da empresa
Estes três conceitos devem orientar além da estratégia, o processo de tomada de decisão da empresa, e a elaboração dos processos que devem ser orientados para eles.
Por mais simples que possa parecer, eles são extremamente importantes para o funcionamento do negócio.
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