O que é uma matriz SWOT?

A Matriz SWOT é uma ferramenta de administração utilizada para analisar os ambientes internos e externos da empresa e assim traçar estratégias para alavancar o desempenho no mercado.

A sigla SWOT é uma abreviação das palavras da língua inglesa: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam, respectivamente: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Por isso, a matriz pode ser encontrada também com o nome de FOFA.

Por ser uma ferramenta fácil de ser aplicada, a SWOT pode ser utilizada para analisar qualquer cenário e ambiente, seja em uma microempresa ou em uma multinacional. Deste modo, a fase de elaboração de um planejamento estratégico é o momento em que a matriz é mais aplicável. Portanto, pode proporcionar ao gestor uma visão geral de todos os pontos que a matriz apresenta.

Como construir uma matriz SWOT (FOFA)?

Para construir uma SWOT podemos dividi-la em duas partes: o ambiente interno, e o ambiente externo

Ambiente Interno:

No ambiente interno encontramos as Forças e Fraquezas, vejamos:

Forças (Strenghts)

Forças são os elementos internos da empresa que podem beneficiar o negócio. Algumas perguntas podem ser feitas para conseguir identificar estas forças, como por exemplo:

Fraquezas (Weaknesses)

As fraquezas são os pontos que prejudicam o seu negócio, assim como nas Forças, podemos realizar perguntas para identificá-los. Por exemplo:

Ambiente Externo:

Com relação agora ao ambiente Externo, temos as Oportunidades e as Ameaças:

Oportunidades (Opportunities)

As oportunidade são fatores externos que podem influenciar positivamente a empresa. Alguns exemplos:

Ameaças (Threats)

As ameaças são o último ponto da SWOT. Este está relacionado às forças externas que podem prejudicar o andamento do negócio.  Por exemplo:

O principal diferencial desta ferramenta de gestão não é a construção da matriz em si, mas as medidas que serão tomadas para mitigar os problemas encontrados e aproveitar as oportunidades e forças da empresa. Por isso, cabe a cada gestor tomar as medidas cabíveis para alavancar a participação da empresa no mercado. Além disso, há uma outra maneira de analisar as informações da SWOT é por meio da Matriz SWOT Cruzada. Leia mais clicando no link.

Somente a realização de uma matriz SWOT não trará resultados à empresa. Entretanto, se as medidas certas forem tomadas para abordar todos os pontos encontrados na matriz, alavancando Forças, aproveitando Oportunidades e mitigando Fraquezas e Ameaças, certamente a empresa se destacará no mundo dos negócios.

Quer o próximo passo na estruturação da estratégia da sua empresa?

Leia, então nosso artigo sobre A importância do alinhamento organizacional para o sucesso de empresas

Escrito por: Fábio Brandão – Consultor UCJ.

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *