O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, e a análise de tal sucessão é fundamental para o investimento assertivo em estratégias funcionais. 

Dessa forma, para viabilizar o entendimento da eficiência de gestão e das estratégias utilizadas, os indicadores estratégicos foram criados e são amplamente utilizados pelos diversos tipos de empresas existentes, independente do porte das mesmas. 

Entretanto, mesmo com tamanha importância de uma visão estratégica e funcionalidade no âmbito empresarial, muitos gestores e proprietários não entendem o necessário sobre o assunto. 

Por isso, para te ajudar a sanar essas e outras dúvidas, criamos um artigo explicativo que vai te fazer entender o que são os indicadores estratégicos, seus benefícios e a melhor forma de implantação dos mesmos. 

O que são os indicadores estratégicos? 

Os indicadores estratégicos são grandes coadjuvantes no detalhamento da situação atual de uma empresa, focando nas estratégias aplicadas e seus respectivos resultados. 

Dessa forma, a partir dos indicadores estratégicos é possível analisar a eficiência da gestão e dos métodos utilizados como estratégia de crescimento e evolução empresarial. 

Tal análise é fundamental para o direcionamento adequado da gestão empresarial, pois como dito por Peter Drucker: 

“O que pode ser medido pode ser melhorado” 

Dessa forma, com a análise minuciosa das estratégias implementadas será possível investir em métodos funcionais os quais apresentam bons resultados, gerando um crescimento empresarial progressivo rápido e efetivo. 

Quais os benefícios de utilizar Indicadores Estratégicos? 

Além da importância para o correto direcionamento empresarial, os indicadores estratégicos ainda proporcionam diversos outros benefícios para o seu negócio, os quais vão muito além da estratégia. 

Dentre todas as vantagens existentes, podemos citar como principais: 

Com base nos benefícios acima, fica evidente a importância de investir em indicadores estratégicos para a progressão do seu negócio.

Mas afinal, como ir além da estratégia? É o que evidenciaremos nos tópicos a seguir 

Como eles podem ir além da estratégia 

Os indicadores de estratégia vão muito além da percepção das mesmas por si só. Com a quantidade de benefícios resultantes, é fácil perceber que tais indicadores vão muito além da estratégia, desde que haja certo uso e implementação dos mesmos. 

Por isso, é importante conhecer os principais indicadores existentes e suas respectivas implicações. 

A seguir, separamos os tipos de indicadores mais relevantes e a correta implicação dos mesmos. 

Principais Indicadores Estratégicos 

  1. Lucratividade 

O lucro é parte fundamental do sucesso de uma empresa, e a análise do mesmo é um ótimo indicador estratégico. 

O indicador de lucratividade é feito a partir da relação entre o lucro obtido e as receitas de um mesmo período. 

Assim, é possível perceber se o lucro aumentou ou diminuiu no período analisado, indicando a assertividade ou o fracasso das estratégias utilizadas. 

  1. Crescimento mês a mês 

Como o próprio nome já fala, esse tipo de indicador analisa o crescimento progresso mês a mês, a partir da comparação entre as receitas. 

Assim, a receita atual é comparada a receita feita no mês anterior, gerando uma percepção temporal de crescimento. 

  1. Nível de produtividade 

Acompanhar o nível de produtividade é uma ótima alternativa para quem deseja otimizar os processos de trabalho tornando a produção efetiva e qualitativa. 

Por isso, é importante perceber os níveis produtivos de acordo com as medidas adotadas naquele período, atentando-se ao crescimento ou declínio da produtividade. 

  1. Conversão de vendas 

A capacidade de conversão de vendas e compra é uma ótima análise de estratégia, tendo em vista a importância de conseguir comercializar o maior número de produtos possíveis no número de ofertas. 

Dessa forma, este indicador consiste na relação entre propostas e vendas fechadas, viabilizando a percepção de atratividade do produto/serviço oferecido. 

Caso a taxa de conversão seja baixa, é importante melhorar o produto, a divulgação ou o preço do mesmo, aumentando assim as chances de compra e satisfação. 

Como implementar os indicadores de forma correta? 

Para ter resultados além da estratégia, é necessário aplicar os indicadores de forma efetiva. 

Por isso, é importante se ater a algumas medidas específicas: 

Seguindo as dicas acima, é possível tornar a experiência com os indicadores estratégicos ainda mais benéfica para o seu negócio. 

Conclusão 

Por fim, agora que você já sabe o que são os indicadores estratégicos, seus principais tipos e como implementá-los de maneira correta para ir além da estratégia, basta usar o conhecimento adquirido aqui ao seu favor e adequá-lo a realidade do seu negócio. 

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