A importância da qualidade de processos é algo que todo empreendedor ou gestor já ouviu falar nas rodas de conversas do seu network. Embora possa até não saber que se trata, já deve ter ouvido a expressão pelo menos uma vez na vida. 

Não importa qual o tamanho do seu negócio ou em que estágio de vida corporativa esteja, a qualidade será sempre algo que precisa estar presente. Afinal, esse é um fator bem relevante na atratividade do seu produto ou no serviço que presta. 

O dever de qualquer gestor é prezar não somente pela boa gestão em si, mas pela qualidade de tudo que está relacionada a ela. E é aqui que a qualidade de processos entra. 

A gestão da qualidade de processos é um conjunto de procedimentos que ajuda diretamente no crescimento sustentável de uma organização. Por isso, é tão essencial para seu negócio. 

Para qualquer empresa, melhorar continuamente o trabalho, buscando ser uma gestão eficiente e estabelecendo a excelência como padrão de negócio, é o caminho do sucesso.

Sendo assim, a gestão da qualidade de processos é exatamente o que sua empresa pode necessitar. 

No post de hoje, falaremos sobre a importância da qualidade de processos e como ele pode impactar seu negócio. Boa leitura!

O que é a qualidade de processos?

A qualidade de processos é responsável por garantir a otimização de todas as etapas da cadeia produtiva de modo a atingir o máximo de eficiência possível.

Trata-se de uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica de toda a empresa. Ela está alinhada a conceitos e práticas reconhecidos mundialmente, fazendo com que seja um requisito obrigatório para toda empresa que quer manter no mercado.

Essa preocupação com a qualidade ganhou força no Japão, durante o período pós-guerra, devido às empresas precisarem melhorar sua reputação e ganhar mercado. Com isso, passaram a investir em soluções  e assim surgiram muitos métodos de gestão da qualidade.

Hoje em dia, há três principais pilares para a qualidade: a comunicação, a busca pela melhoria contínua e o uso de tecnologias

São pilares que além de fortalecer a qualidade de processos, fortalecem a empresa na totalidade. 

A importância da qualidade de processos

Hoje em dia, priorizar a qualidade não é apenas uma opção. Com a concorrência aumentando e cada vez mais acirrada, ter qualidade nos serviços e produtos oferecidos passa a ser fundamental para o sucesso de uma empresa.

As empresas sempre devem ter em vista que deverão enfrentar o mesmo cenário: todos os consumidores querem ser bem atendidos, desejam receber sua compra no prazo combinado, esperam um produto e/ou serviço de alta qualidade e claro, tudo isso a um valor acessível e compatível com a aquisição para estar valendo o custo benefício. 

Diante desse cenário, as empresas estão buscando cada vez mais a implementação de sistemas de gestão de qualidade com objetivo de controlar diversos fatores internos e também externos que podem afetar diretamente a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos ao mercado.

Investir na qualidade de processos traz muitos benefícios para seu negócio que vão desde a satisfação do cliente até a imagem da empresa no mercado. Isso porque a qualidade de processos envolvem diversos fatores, como prazo e pontualidade de entrega, atendimento pré-venda e pós-venda, flexibilidade, condições de pagamento, etc.

Inclusive existe uma certificação internacional que serve para indicar ao mercado que uma empresa atua nos parâmetros tidos como ideais para oferecer a qualidade em seus serviços. Trata-se da International Organization for Standardization,  traduzida ao português “Organização Internacional de Normalização”, também conhecida como ISO.

O objetivo desta certificação é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, garantem mais confiança de que a organização consegue fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes. Além disso, que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Assim, os consumidores e fornecedores, podem estar seguros de que trata-se de uma empresa séria e comprometida. 

Essa certificação representa o caminho mais indicado para que as empresas ajustem suas ações e processos e se torne referência no mercado.

4 benefícios da qualidade de processos

Dentre os benefícios que a qualidade da gestão pode trazer, iremos citar os 4 principais:

1. Aumento da satisfação dos clientes finais

A primeira preocupação de uma empresa deve ser a satisfação dos seus clientes. 

É praticamente impossível mantê-los satisfeitos e encantados com o produto ou empresa sem qualidade. Assim como também é improvável estabelecer um bom relacionamento.

A qualidade de processo consegue implementar um padrão de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos dos clientes, o que mantém-nos felizes e interessados, além de transformá-los em embaixadores da marca.

2. Redução de custos por falhas

A falta de qualidade gera uma série de custos tangíveis e intangíveis à organização que pode gerar além de prejuízos financeiros, prejuízos à imagem da empresa. Veja alguns:

A qualidade de processos é uma forma de mitigar esses problemas, garantindo que seja cada vez mais difícil ocorrer na empresa. Assim, a organização em geral poderá progredir, atuar de forma “enxuta” e realizar operações com maior lucratividade.

3. Crescimento no mercado

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter qualidade significa sair na frente dessa corrida por espaço e destaque no mercado. Com isso, organizações que não aderem à qualidade de processos e a melhoria contínua tornam-se menos competitivas e também ineficazes.

Empresas que se preocupam com a qualidade podem promover uma série de mudanças positivas, além dos processos se tornarem mais ágeis, os produtos mais potentes, os funcionários mais entusiasmados e o número de erros/acidentes caem rapidamente.

4. Melhoria da imagem no mercado

A imagem que a empresa transmite para o mercado é de extrema importância. Lembra daquele ditado popular que diz: “a primeira imagem é a que fica?”, é exatamente assim que pode ser determinado a alguém da sua empresa no mercado.

Uma empresa com qualidade de processos pode atrair investimentos, chamar a atenção de talentos ou engajar decisões de compra, por isso é tão importante.  É preciso cuidar da marca.

Conclusão 

A atualidade é um dos elementos mais importantes, pois pode potencializar a imagem da empresa, tornando-a mais bem-conceituada e desejada. 

Sem esforço, a empresa poderá se afundar em um amontoado de problemas, escândalos e reclamações.

Então, está esperando o que para verificar como está a qualidade de seus processo?!

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