Você, proprietário de micro ou pequena empresa, já se perguntou porque a sua produtividade não aumenta? Por que tem ocorrido desperdício de materiais? Por que a falta de um colaborador afeta a produção? Tudo isso pode ser resolvido a partir de um gerenciamento de processos.

Alguns empreendedores acreditam que não precisam gerenciar seus processos. Afinal, a empresa é pequena, os colaboradores exercem suas funções, entregam o que foi proposto, e é isso que importa, não é mesmo?

NÃO!

Como o produto foi construído? Quem ficou responsável pelo início ou fim da produção? Poderia ter utilizado menos insumos para chegar ao resultado final? Poderia ter otimizado o tempo de produção da mercadoria? Essas são algumas perguntas que precisam serem respondidas.

 

Mas como implementar um gerenciamento de processos na sua empresa?

 

Nós, da UFMG Consultoria Júnior, utilizamos a metodologia Business Process Transformation (BPT), evolução da ferramenta Business Process Management (BPM). Essa metodologia pode ser encontrada em um de nossos artigos: BPM é coisa do passado: conheça o BPT – Business Process Transformation.

Sem mais delongas! O BPT busca analisar os processos atuais da empresa, para identificar os pontos de melhoria da produção. Com isso, o objetivo é criar um plano de ação para resolver os gaps da empresa. Assim, a empresa pode evitar que ocorra retrabalho, ou pode otimizar o tempo de produção de um produto.

É possível até mesmo utilizar menos insumos, gerando impactos positivos para o negócio, visto que assim ocorrerá a melhor utilização dos materiais, além de um processo de produção mais adequado, ocasionando um aumento da produtividade. Para conseguir todo esse impacto na sua empresa é preciso entender que o BPT trabalha com 7 princípios para realizar o gerenciamento de processos.

 

7 princípios para realizar o gerenciamento de processos:

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de sair correndo desse artigo e tentar implementar o BPT na sua empresa, é interessante saber que tipos de erros ocorrem no momento de realizar o gerenciamento de processos.

 

Quais tipos de erros mais comuns ao realizar o gerenciamento de processos?

 

Um dos principais equívocos é pensar que todos na empresa desejam realizar mudanças. Na verdade, muitos estão acostumados com suas tarefas e não querem sair da sua zona de conforto, uma vez que é comum temer o novo.

Empresas que apresentam corpo técnico menor, geralmente apresentam colaboradores focados em seus procedimentos e que não dão espaço para outros realizarem a mesma função. Além disso, cada um já está preocupado em realizar seu procedimento com excelência. Porém, quando algum indivíduo falta, ninguém sabe realizar o seu trabalho, gerando assim um grande impacto na produção.

Além dos riscos citados, tais empresas estão à deriva por apresentarem poucos colaboradores e pouco capital. O objetivo desse capital é gerar algo inovador e atrativo, para que assim consiga ganhar mais mercado e garantir o seu público. Assim, a empresa estará sempre enfrentando desafios. Por isso, é bom conhecer quais são as adversidades do negócio, visando contorná-las quando necessário.

Mas como funciona na prática?

 

Para concretizar o assunto, vamos pegar o exemplo de uma farmácia familiar. Nessa farmácia, apenas uma pessoa sabe realizar a compra no sistema da empresa. Por uma eventualidade essa pessoa precisa faltar um dia de serviço, o que acontecerá com essa farmácia? Ficará sem vender seus produtos por todo um dia?

Agora, imaginemos uma padaria. O dia em que o padeiro falta o serviço, a padaria fica sem vender pão? Não! Outro colaborador fará seu serviço, contudo, fica o questionamento: ele sabe exercer tal função? Ele sabe a quantidade correta dos produtos? Quanto foi desperdiçado e improdutivo para a empresa? O quanto esse dia pode ter afetado a imagem da empresa no mercado? Quantos clientes a empresa pode ter perdido em apenas um dia?

Os exemplos buscam apresentar o quanto um problema de gerenciamento de processos pode ser arriscado para o empreendimento. É por isso que se deve pensar nas soluções antes que elas sejam necessárias, para não afetar a empresa.

 

Texto escrito por Jade Moreira, Consultora De Projetos da UFMG Consultoria Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *