O processo de inovação é uma etapa essencial para o sucesso e o desenvolvimento de uma empresa. Em um mundo onde novos produtos e serviços surgem a todo momento, a concorrência é forte e o ciclo de vida dos bens é cada vez menor, é necessário que as empresas estejam sempre desenvolvendo produtos inovadores para se manter competitivas no mercado e atrativas para seu público. No entanto, muitas vezes os empresários surgem com idéias mal planejadas, que acabam fracassando ao serem lançadas, ou sequer conseguem chegar ao mercado. Tendo em vista esse cenário, vários métodos foram criados para fazer com que o processo de inovação se tornasse mais eficiente ao garantir excelência e sucesso aos novos produtos.

O Stage-Gate System é um método que acompanha o projeto de desenvolvimento de um novo produto desde o surgimento da idéia até seu lançamento. Ele funciona intercalando etapas de evolução (os “stages”) e pontos de decisão (os “gates”). As etapas de evolução são as fases em que ocorre a ação, enquanto os pontos de decisão são os momentos de análise de critérios para decidir os próximos passos.

Os “stages” (etapas de evolução) são:

Ao longo de todo o processo, existem os “gates” (pontos de decisão), que ocorrem entre cada etapa de evolução. Nesses pontos, os inputs gerados pelas etapas anteriores são confrontados com uma série de critérios, a fim de verificar qual decisão é mais adequada para o projeto. Desse modo, os recursos poderão ser realocados dos piores para os melhores projetos. O resultado da análise dos inputs deverá conter a tomada de decisão e o plano do que deverá ser feito com o projeto a seguir.

Esse método consiste em uma forma de tornar o processo de inovação mais rápido e eficiente, garantindo que o novo produto da sua empresa seja feito da melhor forma e lançado para obter sucesso e competitividade.

Escrito por: Isadora Santos, Gerente de Projetos – UCJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *