Embora muitos acreditem que o funil de vendas é uma ferramenta recente de marketing e vendas, trata-se de uma metodologia que vem de bastante tempo atrás.

Ele representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento inicial da captação até a conversão final em venda.

O funil de vendas foi projetado para a equipe comercial ganhar mais tempo para as funções estratégicas e facilitar a tomada de decisões em relação ao planejamento e à estrutura da aquisição de clientes. 

Qualquer empresa de qualquer que seja o porte ou o segmento de atuação tem um funil de vendas, mesmo que não seja identificado ou explorado. A única diferença é em relação aos estágios de cada empresa. As empresas em estágio inicial são mais desafiadoras, pois precisam definir as etapas do funil de conversão geralmente sem referências. 

E a sua empresa já possui um funil de vendas? Se você ainda não aderiu a essa estratégia, esse post vai te mostrar o que precisa para sua empresa aderir. 

O funil de vendas

Também conhecido como pipeline, funil de vendas é uma representação da jornada de seus clientes, desde o primeiro contato com a empresa até a conversão em venda. É um modelo estratégico de todo o processo de fechamento de um negócio.

O funil de venda começa no instante da primeira abordagem ou contato com sua marca e se estende até a efetivação da compra.

É formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo principal objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.

Em outras palavras, as etapas do funil de vendas estão diretamente ligadas às fases da jornada de compra. E não somente o caminho que os leads devem percorrer até converter na venda, o ideal é que também inclua a fase de pós-venda e fidelização.

Vejamos abaixo a representação de um modelo de funil de vendas:

Imagem de um funil de vendas

Imagem de Funil de Vendas

Topo do funil

Conhecida por ToFu – top of the funnel, essa é a etapa da consciência.

É a fase inicial do funil de vendas e é quando os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido.

É a fase para gerar reconhecimento da empresa e atrair prospects. Para o vendedor, o topo do funil é sinônimo de prospecção e qualificação de leads.

Neste ponto de entrada, seu futuro cliente não sabe ao certo ou acaba de descobrir que tem um problema ou necessidade a ser resolvida, é o momento de aprendizado e descoberta. Portanto, a estratégia dessa etapa é educá-lo!

Para isso, ofereça conteúdos ricos, como infográficos e e-Books, que podem ser disponibilizados para acesso após o preenchimento de um formulário, por exemplo. 

Ao fornecer dados, como nome, email e profissão, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

Meio do funil

Nessa etapa conhecida por MoFu – middle of the funnel, estamos lidando com os Leads. Essa é a etapa de reconhecimento de problema e consideração da solução

O interessado sabe que tem um problema e que existe uma maneira de resolvê-lo e quer buscar as soluções. Ele está em um processo de julgamento. 

O momento é ideal para qualificá-lo e entender se ele realmente tem o perfil de seu cliente ideal, ou seja, se pode e está disposto a comprar seu produto ou serviço.

É importante não querer vender a solução a todo custo, trabalhe para amadurecer e qualificar os Leads, assim estarão prontos para dar mais um passo no funil de vendas.

A estratégia deve respeitar o tempo de pesquisa do seu possível cliente, mas sempre buscar auxiliá-lo como forma de agilizar o processo. Por isso, é importante criar um senso de urgência para que ele se dedique a resolver a questão.

Sendo assim, esforce-se para demonstrar tudo aquilo que o cliente está perdendo por não investir na solução. Coloque a situação como se fosse sua, dê importância e busque números e dados para que ele visualize o prejuízo e se dê conta da gravidade da situação, aproveite para demonstrar os motivos pelos quais sua empresa tem a melhor solução.

Fundo do funil

O BoFu – bottom of the funnel, é a etapa de avaliação e compra. Os Leads já estão qualificados e tornam-se oportunidades, ou seja, estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas e aderirem à solução. 

A relação de confiança estabelecida entre as partes faz com que sua empresa se torne uma referência no assunto e já posso negociar. 

A estratégia dessa etapa é usar o convencimento e persuasão. Mostre ao seu cliente todos os benefícios de optar por sua empresa. Compare sua solução com a de seus concorrentes, use gráficos para demonstrar fatores como economia em investimentos ou retorno em produção.

O funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se transformam em clientes.

Benefícios do funil de vendas 

O funil de vendas não está apenas em compreender a necessidade do cliente, está em como a sua empresa o aborda diante de suas necessidades pontuais.

O funil de vendas da sua empresa precisa ser assertivo para potencializar as vendas e gerar mais oportunidades em menos tempo. 

Com isso, é possível identificar vários benefícios. Vejamos alguns deles:

Conclusão

A cada dia a exigência dos consumidores aumentam e com isso é necessário estar preparado para novas estratégias de vendas. Elas buscam os melhores serviços e produtos possíveis, atendimento de qualidade e precisam de prestadoras de serviços que realmente se adéquem às suas necessidades.

Por isso, se seu negócio ainda não montou uma boa estratégia para o funil de vendas, é necessário implementar quanto antes. 

Afinal, é importante que conheça as melhores técnicas de marketing e vendas e construa um funil focado em atrair mais pessoas e transformá-las em reais compradores, melhorando os processos, identificando gargalos e aumentando o lucro do seu negócio. 

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