Equação de valor mostra como decisões de consumo dependem do atendimento a uma determinada necessidade que possuímos, independente da natureza do produto ou serviço oferecido.

A necessidade, por sua vez, está ligada à solução de um problema ou à saciedade de um desejo e, dado a subjetividade do termo “desejo”, trataremos neste post de um conceito ligado à percepção de valor que clientes possuem na resolução de um problema.

Continue lendo para entender melhor o que é Equação de Valor.

O tempo estimado para a leitura é de 3 minutos.

“O problema é suficientemente grande para justificar esta solução?”

Esta pergunta está intrínseca em qualquer decisão de compra. Ao apresentar uma proposta de solução para seu cliente, a relação entre o tamanho da necessidade e o preço da solução oferecida serão ponderados antes do fechamento da venda.

Nessa situação, o custo não é medido por ele somente em termos monetários. Uma decisão ruim poderia impactar a credibilidade frente às demais partes afetadas pela compra. Esta relação é o conceito da chamada “Equação de Valor”. Se a percepção do problema for maior do que o custo para resolvê-lo, provavelmente, haverá sucesso na venda.

Em vendas menores, o custo da solução geralmente é mais baixo do que os problemas ou necessidades apresentadas pelo cliente. Mas no caso de vendas maiores, as necessidades precisam ser melhor desenvolvidas para aumentar a percepção de valor e justificar o custo adicional envolvido.

Como desenvolver essas necessidades?

Uma visita de vendas possui quatro estágios básicos. São esses: abertura, investigação, demonstração de capacidade e obtenção de compromisso.

A segunda etapa é considerada por um dos maiores especialistas da área, Neil Rackham, como mais importante do que qualquer habilidade em vendas, sendo crucial para o sucesso de uma visita. A etapa é composta por perguntas cujo propósito é descobrir necessidades implícitas e transformá-las em necessidades explícitas.

Uma pesquisa realizada pela Huthwaite, líder mundial em melhoria de performance de vendas, mostrou que pessoas bem-sucedidas em vendas usam dois tipos de perguntas para atingir tal propósito:

Esses dois tipos de perguntas fazem parte da estratégia SPIN® de vendas e auxiliam na identificação e desenvolvimento de necessidades. Devemos lembrar que na “Equação de Valor”, a decisão de uma grande aquisição depende da percepção do próprio comprador. Ele deve analisar a gravidade do seu problema e não das características que um produto apresenta por si próprio.

Entenda mais sobre vendas no nosso artigo “Ancoragem de Preço e Psicologia de Preço em Vendas“.

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Texto adaptado por Gabriel Carvalho. Diretor de Marketing da UFMG Consultoria Jr.

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