O ROI (Retorno Sobre Investimento), é indispensável para o sucesso da sua empresa. Ele é o indicador de quanto dinheiro uma companhia ganha ou perde com os investimentos feitos em operações, então quanto maior, melhor, certo?

Vamos te mostrar o que é o ROI, como combater o ROI negativo e como aumentar o faturamento! 

O que é o ROI?

Mas afinal, o que é o ROI?

ROI é a sigla do inglês Return On Investment, de forma traduzida significa Retorno Sobre Investimento. O nome já explica a funcionalidade dessa métrica: ela permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha nos investimentos feitos.

O indicador fornece informações sobre os resultados de projetos, mensura custos com investimentos como aquisição de novos equipamentos e capacitações da equipe, por exemplo. 

O cálculo é o seguinte:

ROI = Ganho – (Investimentos/Investimento aportado) x 100

Assim, o gestor pode entender se o investimento valeu a pena e como otimizá-lo para melhorar a performance. Com base no ROI, você conseguirá planejar metas baseadas em resultados.

Por isso, a UCJ preparou esse conteúdo que vai te ajudar a entender se sua empresa possui sintomas de um ROI negativo e quais soluções são interessantes. Continue a leitura!

Sintomas que a sua empresa está com o ROI negativo

Primeiro, conheça alguns sintomas que podem indicar que a sua empresa está com o ROI negativo

Esses sintomas também foram os sinais que fizeram a Emagrecentro, empresa especializada em emagrecimento e estética, procurar a nossa equipe para se livrar do ROI abaixo do esperado! São eles: 

A Emagrecentro notou que, apesar dos lucros constantes e em crescimento, a empresa não tinha controle dos seus processos internos, o que trazia diversos problemas como os que foram citados acima.

Mas então, o que fazer quando o crescimento do ROI está muito aquém do planejado? Saiba mais a seguir.

Como aumentar o faturamento e o ROI de uma empresa: um case UCJ

Quando a Emagrecentro contratou os serviços da UCJ, a nossa equipe de especialistas passou a desenvolver soluções para que a marca conseguisse superar os problemas encontrados, aumentando o faturamento e mantendo uma postura sólida no mercado.

Como solução para este projeto, utilizamos ações para implementar uma estrutura organizacional que ajudasse a Emagrecentro nos obstáculos encontrados, corrigindo as falhas que estavam comprometendo o ROI da empresa.

Confira:

Mapeamento e organização de processos

O Mapeamento e organização de processos da Emagrecentro foi usado para conhecer as forças e gargalos que estavam prejudicando os seus resultados, uma análise da estrutura da empresa para que depois fossem aplicadas as otimizações.

Reestruturação dos Cargos e da Estrutura de Liderança

Depois do Mapeamento, encontramos processos que precisavam de otimização a nível de hierarquia. Guiamos a gestão da empresa para reestruturar os cargos, os seus responsáveis e o formato da liderança.

Saiba mais sobre o processo de reestruturação de cargos!

Desenvolvimento de Planilha Financeira

Com uma boa planilha de controle financeiro, a Emagrecentro passou a ter controle sobre entradas e saídas do faturamento, organizando a renda variável, o fluxo de caixa e toda uma área orçamentária que faz grande diferença na hora de avaliar o ROI.

Implementação de Indicadores Financeiros

Depois, elencamos os indicadores financeiros ideais para analisar e estudar o desempenho da marca. Essas ferramentas nos entregaram informações valiosas, que serviram para fundamentar as nossas decisões nesse caso. 

Conheça alguns indicadores financeiros que podem ajudar a sua empresa!

Com a ajuda da UCJ, a Emagrecentro atingiu um aumento de 41% no faturamento, de 45% na quantidade de atendimentos, e retorno sobre o investimento de 1000% ainda no período de coleta.

Foi um prazer participar desse caso e ver os resultados otimizados que conseguimos para a Emagrecentro.

Você também pode ter a oportunidade de ver a sua empresa com maior força no mercado! Obtenha o seu diagnóstico gratuito feito pela equipe especializada da UCJ.

Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *