Toda empresa é movida por resultados e nada melhor que ferramentas de gestão de processos para auxiliar no resultados de sua empresa. 

Sabemos que a gestão de processo é uma estratégia importantíssima para as pequenas, médias e grandes empresas. A qualidade de um produto ou serviço só é alcançada quando a empresa consegue administrar bem todo o sistema de processos, e não apenas verificar os resultados.

Essa motivação surgiu ainda no século passado, na qual as grandes indústrias obtinham seus principais resultados decorrentes da fase de desenvolvimento. O planejamento antecipado era visto apenas como algo formal, que deveria ser utilizado para que erros de grande proporção não ocorressem ou fosse antecipado. Os demais detalhes seriam conhecidos e trabalhados somente na fase estabelecida como de maior importância: a de execução.

Com isso, analisando de um olhar mais gerencial, é possível perceber que essa estratégia não era eficiente, pois ela gerava um resultado imprevisível.  

Por essa razão, posteriormente surgiu um método estruturado para a resolução de problemas e gerenciamento de projetos: o PDCA.

Trata-se de um método dos mais conhecidos para ajudar na execução do planejamento estratégico de forma eficiente nas empresas. Sendo sobre ele que iremos falar nesse post. 

Boa leitura!

O que é o ciclo PDCA?

O ciclo PDCA surgiu na América e ficou famoso no Japão após a 2.º Guerra, quando foi responsabilizado pela ascensão do país e pelo aparecimento de gigantes como a Toyota e o seu sistema de produção.

O Ciclo PDCA também é chamado ciclo de Shewhart ou de Ciclo de Deming, nomes que atribuem crédito aos seus idealizadores: Deming, baseado no trabalho de Francis Bacon e Shewart. 

Embora existam outros métodos para aprimorar a gestão de processos, o Ciclo PDCA é uma  ferramenta completa e eficiente e também um dos mais conhecidos para ajudar na execução do planejamento estratégico de forma eficiente. 

O PDCA é um método utilizado para o alcance de metas de melhoria e se divide em 4 fases:

  1. Plan – PLANEJAR
  2. Do – FAZER
  3. Check – CHEGAR
  4. Act – AGIR

Ele é um método iterativo. Ou seja, é um método simples e de repetição. Trata-se de um tipo de processo que, a cada repetição, tem-se um resultado diferente. Esses resultados serão utilizados nas vezes seguintes de forma cumulativa e com objetivo de melhoria do processo. 

Com isso, pode-se dizer que o PDCA é um ciclo que traz resultados diferentes que vão se complementando a cada repetição, o que a torna um método de uso contínuo para maior sucesso na resolução de problemas, na gestão de processos e que impactará a empresa na totalidade.

As etapas do ciclo PDCA

Como já citado, o ciclo PDCA tem 4 etapas que vai do planejar ao agir. O mais comum é iniciar pelo plano, mas existe a possibilidade de utilizar variações, dependendo do tipo de objetivo procurado pela empresa.

  1. Planejar

O mais comum é sempre iniciar algo pelo planejamento e no ciclo PDCA não seria diferente. Seu início começa pelo PLAN que traduzido significa PLANEJAR

O objetivo desta etapa é levantar e analisar informações para estabelecer objetivos e metas.

Aqui é importante elaborar um plano ou uma estratégia que possa solucionar os problemas encontrados. Para isso, deve-se desenvolvê-los com base nos valores e diretrizes políticas da empresa. Após isso, é que irá levar em consideração o estabelecimento dos objetivos pretendidos com o ciclo.

Por isso, é imprescindível que o gestor saiba como realizar um planejamento de projeto. É importante também ter conhecimento sobre diversos modelos de planejamento para realizar uma avaliação e facilitar essa etapa, só então, selecionar o mais adequado e assertivo para o projeto em questão.

É também nessa fase escolhida a equipe que fará parte do processo, incluindo os líderes de cada um.

A etapa do planejamento do PDCA envolve 4 subfases. São elas:

  1. Identificação do problema
  2. Observação do problema
  3. Análise do problema 
  4. Plano de ação
  1. Fazer

Após identificar todos os problemas e traçar as metas e objetivos que devem ser 

alcançadas, é hora de fazer acontecer. 

A segunda fase é o DO que sua tradução é FAZER. É aqui que efetivamente se coloca em prática a execução do Plano de Ação criado na fase anterior, cuidando para que não haja nenhum tipo de desvio pelo meio do caminho.

Essa é uma das etapas mais importantes do ciclo e deve ser acompanhada bem de perto, garantindo que as ações serão executadas conforme planejado.

É importante anotar e evidenciar os resultados, tanto os bons como os ruins, de cada tarefa concluída. Isso permite um aprendizado necessário ao time envolvido durante o processo e garante informações necessárias para ajustes (se houver necessidade).

  1. Checar

No CHECK, é onde inicia-se a verificação do que foi executado e dos resultados obtidos com o plano de ação.

A fase de checagem começa juntamente com a fase de implementação do plano de ação e verifica os resultados que estão sendo obtidos.

É importante fazer essa checagem o quanto antes, afinal quanto mais cedo os resultados forem acompanhados, mais rapidamente você saberá se o planejamento deu mesmo certo e se os resultados serão atingidos. 

Aqui nessa etapas, é indicado fazer um monitoramento sistemático de cada atividade elencada no plano de ação e comparar o previsto com o realizado, identificando falhas que podem ser ajustadas em um próximo ciclo, assim como oportunidades de melhoria que podem ser adotadas futuramente.

Se os resultados colhidos na verificação não forem satisfatórios, é recomendado que se volte à fase de Planejamento do PCDA.

  1. Agir

Nessa etapa, o ACT, que traduz “AGIR”,, possibilita refletir sobre o caminho que foi percorrido e os resultados alcançados; e também como será a divulgação dos resultados e do aprendizado adquirido e o que fazer com os eventuais problemas remanescentes.

Em caso de todas as metas terem sido atingidas, esta é a fase em que se adota o plano aplicado como padrão da empresa ou projeto. Caso algo não tenha saído como planejado, é hora de agir corretivamente sobre os pontos que impossibilitaram o alcance de todas as metas e objetivos estipulados inicialmente.

Com essa análise de dados, é hora de verificar os ajustes necessários, corrigir as falhas, implantando melhorias imediatas e fazendo com que o Ciclo PDCA seja reiniciado, visando aprimorar ainda mais o trabalho da equipe.

Conclusão

O Ciclo PDCA é uma ferramenta muito simples de implementar e é um método e que age de forma preventiva e contínua. 

É ele que auxilia na identificação de possíveis melhorias nos processos, evita tomada de decisões impulsivas e desperdícios de recurso, além de priorizar a medição de dados e resultados essenciais para o bom gerenciamento.

Um ótima ferramenta para gestão de processos e também de gerenciamento de qualidade e que deve ser implementada quanto antes no seu negócio.

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