Neste Case você verá como a equipe da UFMG Consultoria Jr executou a Primeira Pesquisa de Mercado em uma empresa de mais de 38 anos de mercado, o Grupo Conservo.

O melhor entendimento dos Clientes e Concorrentes e o melhor Posicionamento em possíveis Mercados garantiram a satisfação do cliente.

O tempo estimado para a leitura é de 3 minutos.

Projetos envolvidos: Pesquisa de Mercado.

O Desafio

Há mais de 38 anos no mercado, o Grupo Conservo é uma empresa familiar que atua terceirizando serviços. Existem os serviços tradicionais, como conservação e limpeza, e também serviços mais particulares, como manutenção predial e telemarketing.

Após o Planejamento Estratégico feito pela UCJ no primeiro projeto com o Grupo Conservo, alguns planos de ação foram gerados. Dentro dos planos de ação, notou-se uma grande necessidade de expansão do mercado do Grupo.

A empresa vivia um cenário de reestruturação interna focada no planejamento para os próximos anos. Como consequência estavam sofrendo com a necessidade de uma Pesquisa de Mercado elaborada.

A Solução

Diante desse cenário a UFMG Consultoria Jr realizou na empresa um projeto de entendimento do Posicionamento de Mercado do Grupo.

O Projeto de Pesquisa de Mercado da UCJ possui foco em aumentar faturamento reduzir riscos, com consequente impacto positivo na satisfação dos clientes!

Primeira Etapa: Pesquisa do comportamento de clientes e concorrentes

As atividades começaram com uma pesquisa do comportamento dos clientes e concorrentes do grupo.

Em relação aos concorrentes, o objetivo era recolher a participação no mercado e o posicionamento dos concorrentes. Além de compreender o mercado em questão com base na ótica da oferta e identificar drivers de valor dos clientes, pela visão dos concorrentes.

Em relação aos clientes, o objetivo era validar os drivers de valor dos clientes, entender o comportamento do consumidor. E por fim, moldar a estruturação da estratégia de atuação e levantar dados qualitativos para embasar o direcionamento estratégico.

Junto aos clientes, a equipe da UCJ mapeou todas as empresas de serviços e tamanhos variados, que poderiam ser concorrentes do grupo Conservo de alguma maneira.

A equipe entrevistou e coletou todas informações necessárias, utilizando da técnica de Mystery Shopper (Cliente Oculto) para obter mais informações da experiência dos possíveis consumidores.

Todos os clientes do grupo dos últimos 5 anos foram contatados visando entender sobre seu relacionamento e experiência com os serviços prestados pelo Grupo.

As empresas foram separadas em 4 categorias de clientes: Clientes atuais, Clientes com contrato encerrado e não renovado, Clientes com contrato encerrado e renovado com a concorrência, e por último, Clientes com contrato encerrado com o concorrente e renovado com o grupo.

Assim, pode-se concluir: o que levava os clientes a contratarem os serviços, o que havia de vantajoso no Grupo e também nos concorrentes, e como o serviço poderia gerar mais valor para os clientes.

Segunda Etapa: Estratégias de Marketing

Após o entendimento do mercado, a equipe desenvolveu as estratégias de marketing.

O objetivo era definir as principais estratégias a serem realizadas quanto aos componentes dos 4P’s, definir outras estratégias necessárias para a alavancagem dos resultados e por fim, fornecer insumos para que a Conservo se posicione de maneira assertiva e eficaz frente ao seu público-alvo.

Resultados Obtidos com uma Pesquisa de Mercado

Dentre os resultados obtidos, foi possível:

 

Nós podemos fazer o mesmo pelo seu negócio! Toda empresa necessita entender seus clientes e concorrentes para ser mais assertiva no posicionamento de mercado. E você pode se beneficiar de um projeto de Pesquisa de Mercado.

Se você quer aumentar seu faturamento, aumentar a assertividade no posicionamento de mercado e melhorar a qualidade do serviço aumentando a satisfação dos seus clientes, fale consoco:

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A partir das entregas da UCJ foi possível construir estratégias robustas para o Grupo Conservo. O cliente se mostrou sempre promotor durante todas as etapas do projeto, através das coletas de NPS.

Os resultados planejados para o longo prazo são a melhoria no posicionamento de mercado, entendimento aprofundado de clientes e concorrentes, além de uma melhor vantagem competitiva e maior satisfação dos clientes.

Texto escrito por Henrique Michelini. Presidente da UFMG Consultoria Jr, foi o gerente responsável pelo projeto.

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