Neste Case você verá como a equipe da UFMG Consultoria Jr. executou um Gerenciamento de Processos em uma empresa de manufatura de Geradores Elétricos.

A melhoria na Gestão, Aumento da Qualidade e melhorias nos processos garantiram a satisfação do cliente.

O tempo estimado para a leitura é de 3 minutos.

Projetos envolvidos: Gerenciamento de Processos


O Desafio

Há mais de 20 anos no mercado, a MS Geradores é uma empresa familiar que atua na fabricação de Grupos Geradores de Energia Elétrica, presta assistência técnica e fornece peças de reposição.

Após um período de mudanças internas na administração da empresa, percebeu-se a importância de uma melhor definição e otimização dos processos de operação.

A empresa vivia um cenário de alta devolução de produtos por eventuais problemas na produção. Como consequência estavam sofrendo com um aumento nos custos internos.

A Solução

Diante desse cenário a UFMG Consultoria Jr realizou na empresa um projeto de redefinição e melhoria dos processos produtivos.

O Projeto de Qualidade em Processos da UCJ possui foco em redução de custosaumento da qualidade, com consequente impacto positivo na satisfação dos clientes!

Primeira Etapa: Imersão nos Processos Atuais

A primeira etapa do projeto consistiu na identificação dos processos atuais. Para tal foram realizadas entrevistas com os funcionários da empresa, desenhada a cadeia de valor, identificados possíveis gargalos e pontos de melhoria.

Os setores de Projetos e Compras, Almoxarifado e o Ambiente de Trabalho foram os principais focos da empresa no que se refere às mudanças.

Segunda Etapa: Identificação de Quick Wins

Em seguida, a equipe desenvolveu junto dos clientes as Quick Wins possíveis. As Quick Wins são melhorias de fácil implementação, com baixo custo e esforço, mas capazes de gerar um impacto no curto prazo.

Após desenvolver e apresentar as Quick Wins a equipe começou a desenvolver ferramentas para ganhos estratégicos. Essas seriam as grandes mudanças responsáveis por alavancar os resultados da empresa no longo prazo.

Terceira Etapa: Planejando o Futuro

Após realizar o mapeamento do processo produtivo de montagem de um gerador foram identificadas as áreas de melhoria. Os objetivos almejados eram tornar a produção mais dinâmica, aumentar a qualidade do produto e garantir o retorno financeiro.

O processo foi remodelado para a sua nova versão ideal – ou to be – que se refere a como deve ser feito todo o processo de maneira mais dinâmica e rentável, aliado ao máximo de qualidade.

Quarta Etapa: Gerenciar com Qualidade

Finalmente, planilhas de controle de resultados foram desenvolvidas pela equipe da UCJ. Essa é uma importante etapa que garante o acompanhamento das implementações propostas, verificando sua efetividade.

Foram desenvolvidas planilhas de acompanhamento para:

Resultados Obtidos com um Gerenciamento de Processos

Dentre os resultados obtidos, foi possível:

Nós podemos fazer o mesmo pelo seu negócio! Toda empresa é composta por processos e pode se beneficiar de um projeto de gerenciamento de processos.

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A partir das entregas da UCJ foi possível construir estratégias robustas para a MS Geradores.

Os resultados planejados para o longo prazo são a melhoria no processo produtivo, diminuição do retrabalho, além de uma melhor vantagem competitiva e maior satisfação dos clientes.

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Texto escrito por Angélica Mendes. Gerente de Negócios da UFMG Consultoria Jr, foi uma das consultoras responsáveis pela execução do projeto.

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