Antes de dar início a qualquer projeto, é muito importante elaborar um planejamento, ordenando os passos necessários para conquistar aquilo que se deseja.

No âmbito empresarial, não seria diferente; para abrir uma empresa ou expandir um negócio, é fundamental considerar a viabilidade desse projeto, tendo em mente as circunstâncias atuais e futuras, a disponibilidade de recursos, o mercado, a concorrência, o público alvo, entre outras variáveis.

No texto de hoje, trazemos o conceito da Análise de Viabilidade de Projetos, dando dicas para a sua elaboração e consequente implementação no seu negócio.

Ela servirá como base para avaliar a solidez do projeto, buscando o sucesso ao analisar os recursos necessários e disponíveis para tirar as ideias do papel. 

Acompanhe!

O que é Análise de Viabilidade de Projetos? 

Basicamente, é considerar se determinado projeto é realizável ou não, analisando informações sobre seu desenvolvimento, implementação, possíveis resultados, impactos, prós e contras.

O objetivo principal ao realizar uma Análise de Viabilidade de Projetos é verificar e antecipar cenários e resultados otimistas e pessimistas

A Análise de Viabilidade de Projetos permite que se façam projeções assertivas, decidindo se o projeto deve ou não ser levado adiante.

Ela permite, também, realizar comparações, sejam elas internas ou em relação a outros atores do mercado, analisando o tamanho do mesmo, considerando a aceitação de um produto ou serviço, ou estimando o retorno financeiro de um projeto.

No aspecto econômico, a viabilidade é estudada através de análises de mercado, produtos e serviços desenvolvidos pela empresa, receita, estimativa de custos e investimentos, rentabilidade, concorrentes, fluxo de caixa, mão de obra necessária, etc.

Há todo um conjunto de informações relevantes para que os tomadores de decisão estabeleçam estratégias para viabilizar uma expansão segura e com perspectivas de faturamento.

Por isso mesmo, essa ferramenta serve como apoio e base para fazer as melhores escolhas para o futuro do seu negócio, devendo ser atualizada com frequência e consultada à medida que os passos são seguidos, mantendo-a realista e condizente com a realidade da empresa. 

Ao elaborar um estudo de viabilidade, fica mais fácil considerar as particularidades do mercado, a capacidade interna da empresa e as necessidades dos clientes.

Sua principal vantagem é minimizar o desperdício de recursos como tempo e dinheiro, otimizando a tomada de decisão e o desenvolvimento de um planejamento estratégico mais eficaz, prevendo ações e cenários futuros. 

Por que essa ferramenta é importante

Quais são os tipos de Análise de Viabilidade de Projetos?

De forma geral, a Análise de Viabilidade de Projetos pode ser aplicada a qualquer situação em que seja necessário um panorama mais abrangente sobre o desenvolvimento e para estimar os resultados de uma determinada ação.

Normalmente, a Análise de Viabilidade de Projetos se refere ao aspecto financeiro, econômico e técnico.

A análise de viabilidade financeira se baseia em avaliar o investimento inicial necessário para desenvolver um projeto, considerando custos fixos e variáveis e também o potencial de rendimento do empreendimento.

Já a análise econômica verifica oportunidades para que o projeto tenha um melhor desempenho, levando em consideração a projeção de receitas, custos, despesas e investimentos, a projeção de fluxo de caixa e a avaliação de indicadores econômicos.

Por fim, a análise de viabilidade técnica lida com questões mais concretas, como por exemplo no caso de construções – é preciso compreender as condições do solo, as restrições ambientais, entre outras variáveis pertinentes à atividade física da empresa.

Como realizar uma Análise de Viabilidade de Projetos?

Pessoas trabalhando com Análise de Viabilidade de Projetos.

1. Entenda o seu negócio e o seu mercado de atuação.

Faça uma pré-análise da situação atual da empresa e do mercado e identifique se há um problema a ser resolvido, uma demanda a ser suprida, uma vantagem que pode ser adquirida ou desenvolvida.

Avalie as lacunas que o seu projeto ajuda a preencher e considere quais obstáculos você provavelmente irá enfrentar ao longo dessa jornada.

Para garantir que você não está simplesmente reproduzindo algo que já foi feito e também para trazer um fator de inovação para o seu negócio, analise as características demográficas do mercado de atuação, analise seus concorrentes, entenda como você irá se inserir nesse mercado e estude seu potencial de crescimento.

2. Faça uma projeção das receitas, custos, despesas e do fluxo de caixa

Considerando o que espera obter como retorno desse projeto, seja esse retorno quantitativo ou qualitativo. Isso pode ser útil, inclusive, para convencer e atrair investidores e stakeholders.

Nessa etapa, será necessário projetar, também, o investimento requerido para atingir a meta estabelecida, além de considerar cenários otimistas e pessimistas.

Para fazer essa estimativa, você deve conhecer o volume do mercado, fazer uma projeção de clientes e estimar o preço do produto

Logicamente, é preciso conhecer os custos fixos e variáveis e considerar sua oscilação ao longo do período, além de estimar as entradas e saídas a fim de equilibrar o orçamento.

3. Planeje a estrutura e implementação do seu projeto

Configure as operações essenciais para colocá-lo em prática.

Nesta etapa serão determinados os custos operacionais e o investimento inicial necessário, tirando as ideias do papel.

Analise e revise todos os dados, minimizando a necessidade de ajustes e refletindo sobre as melhores decisões a serem tomadas para garantir o sucesso e a viabilidade do projeto.

4. Analise os indicadores e tome sua decisão.

Com todas as informações fundamentais em mãos, servindo como embasamento para a ação, é chegado o momento de compreender se o projeto é viável ou não.

Reflita se vale o esforço, dinheiro e tempo que serão investidos em sua realização e se o projeto está alinhado com os objetivos da empresa.

A Análise de Viabilidade de Projetos é uma ferramenta multifatorial imprescindível para avaliar o sucesso de um empreendimento ou projeto, auxiliando na elaboração de estratégias para otimizar os resultados desejados.

Através de projeções, números, gráficos e relatórios, é possível identificar ou estimar os gastos, prever o retorno, projetar o desempenho, entre outras variáveis. 

Se você estiver com dificuldades para tirar suas ideias do papel e quiser uma ajuda profissional para analisar a viabilidade dos projetos da sua empresa, não deixe de entrar em contato com a equipe da UCJ e tirar todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta tão importante! 

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