Quando entramos numa empresa nova, é comum escutarmos a frase “sempre foi assim”. Isso reflete hábitos de uma cultura organizacional na forma como as pessoas trabalham no dia a dia. Ao questionar essa frase, não nos perguntamos se esses hábitos são bons ou ruins, o que interesse é se funcionam como deveriam ou não, pensando principalmente a longo prazo. Para essa e outras descobertas, é essencial uma consultoria em gestão empresarial.

Mas afinal de contas, o que é uma consultoria em gestão empresarial?

É uma empresa, um time ou uma pessoa especialista em um determinado assunto contratada para conhecer como a sua empresa funciona hoje a fim de criar processos e soluções de como ela poderia ser melhor. Depois de uma imersão de prazo definido, essa pessoa fará um diagnóstico das possíveis melhorias que podem ser implementadas e como fazer isso. Alguns serviços de consultorias avaliam, inclusive, o time atual para saber quais pessoas são ideais para determinadas tarefas, direcionando de maneira assertiva a equipe em busca do objetivo que a empresa entende que precisa alcançar.

Por exemplo, imagine que você faz parte de uma empresa bastante conservadora que está passando por uma transformação digital. Ao lançar um produto novo, a companhia percebe que a forma de trabalhar não conversa com este novo produto, que depende de uma agilidade muito maior do time, sem contar com competências e habilidades que a equipe atual não possui.

Com um orçamento limitado para essa transformação, a empresa então decide contratar uma consultoria para entender o que se pode ser resolvido através de melhorias de processo, gestão de pessoas e melhorias contínuas ao invés de contratarem novas pessoas ou simplesmente seguirem estagnados no conservadorismo que os impede de crescer.

Mas por que os colaboradores da empresa não podem fazer este trabalho já que conhecem tão bem os processos, as pessoas e o modelo de negócio?

Porque o ideal é que uma pessoa imparcial e especialista em determinados temas faça essa avaliação. Não apenas técnica, mas perceba os modelos mentais que estão dentro dos times, principalmente quando falamos de liderança, que precisa ser exemplo em busca da inovação, encorajando o seu time a pensar fora da caixa, tentando coisas novas e criando soluções para tornar o negócio muito mais sustentável.

E falando em sustentabilidade…

Sabe aquele processo simples que se faz por e-mail? Você não tem rastreabilidade deles para fazer o follow-up adequado, tampouco possui números que mostre quanto tempo aquela demanda durou para ser atendida desde o momento do pedido até ser resolvida ou qual o volume direcionado a este tipo de ação. Isso impede que a empresa construa uma base sólida de dados, deixando cada vez mais longe duas coisas extremamente importantes: a cultura de data-driven nos times e a oportunidade de ser mais preditiva.

Neste caso em específico, se uma consultoria entender que existem muitos processos manuais e informais, pode sugerir que sejam automatizados, utilizando por exemplo um CRM, uma ferramenta essencial para empresas que buscam ganhar maior escalabilidade.

Ah, mas esses processos informais não tem um volume muito alto.

Cuidado! Você pode estar desconsiderando o mundo que vivemos hoje: volátil, ambíguo, incerto e complexo. A pandemia é o exemplo mais atual que podemos ver, onde empresas de e-commerce tiveram um aumento significativo em suas compras online, inclusive, outros nichos que não tinham esta opção de compra tiveram que implementar para atender a demanda que, atualmente, é a melhor maneira e mais segura de seguir existindo no mercado.

Para isso, a utilização de um CRM foi essencial para algumas empresas lidarem com essa adversidade e seguirem suas vendas mesmo num contexto pandêmico.

A consultoria também pode ser essencial para empresas que estão buscando expandir seus negócios

Quando uma empresa busca crescer, é importante revisitar aquilo que se tem hoje, considerando a forma como é feita. Expandir também significa investimento de tempo e dinheiro. Por isso, ter uma consultoria facilita muito quando queremos ser efetivos com relação ao valor que iremos injetar numa nova empreitada.

Além disso, é preciso arrumar o que é necessário. Como um carro que faz uma vistoria antes de seguir uma viagem longa. Se quiser chegar mais longe, é bom garantir que tudo está funcionando como deveria. Do contrário, pode ser que uma viagem de 5h de torne 15h. O mesmo acontece com a empresa, que poderia crescer e ter um retorno em 5 anos, mas pelo tempo gasto em melhorias e ações, só daqui a 15 anos, podendo inclusive perder para uma concorrente que buscou uma consultoria, ganhando assim mais tempo.

Lembre-se, o futuro é agora. Para alcançarmos nossos objetivos, as ações precisam estar no presente.

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