A Associação No Ato é uma organização sem fins lucrativos que tem como Missão desenvolver e gerir projetos culturais e ambientais pautados em princípios éticos, de equidade e de justiça.

Ela atua em várias frentes e projetos, mas, atualmente, desenvolve um projeto de estruturação de uma Unidade de Processamento Básica de Hortaliças.

Tal Unidade será capaz de higienizar, processar e armazenar Hortaliças dos próprios agricultores membros da Associação.

O desafio

Após realizarem um primeiro projeto de estudo de mercado para essa Unidade e entender a sua viabilidade, a Associação entrou em contato com a UFMG Consultoria Júnior novamente para auxiliarmos na implementação do negócio.

Os desafios, então, seriam definir os próximos passos a serem seguidos até que a Unidade pudesse realmente ser aberta.

A solução

Para construir esse caminho até a abertura, a UFMG Consultoria Júnior realizou um projeto para a No Ato que contemplou soluções em Estratégia e Recursos Humanos.

Primeira Etapa: Estratégia

Na primeira etapa, realizamos uma reunião de brainstorm com os colaboradores e agricultores, responsáveis pela Unidade de Beneficiamento, para imersão na realidade e coleta de percepções a respeito do perfil da Unidade.

Feito isso, elaboramos Políticas Institucionais para a Unidade baseando-nos nas informações coletadas na reunião. Além de guiar a contratação do plantel de funcionários alinhados à essas políticas, a definição de Missão, Visão e Valores servirá também como propulsora de uma cultura organizacional na Unidade recém-criada.

Segunda Etapa: Plano de Cargos e Salários

Após visitarmos a Unidade de Beneficiamento e entendermos plenamente dos processos e das interfaces entre setores e funções, definimos, por meio de um plano de cargos e salários, todos os cargos necessários para o funcionamento ótimo, analisando também as relações de hierarquia entre cargos por meio de um organograma.

Além disso, foi feita uma pesquisa salarial para cada cargo criado e, através de uma pesquisa em diversas fontes, chegamos ao valor médio por funcionário, o piso mínimo exigido pelo mercado e também o gasto total com a folha salarial.

Terceira Etapa: Descrição e Avaliação dos Cargos

Com os cargos definidos, juntamente com o Engenheiro de Alimentos responsável pela indústria, descrevemos as funções exatas de cada um em forma de minuta para que a partir do momento que a Unidade funcione, cada funcionário saiba exatamente a sua função.

Essa etapa conteve a descrição sumária e detalhada, instrução requerida, conhecimentos, habilidades, experiência, complexidade das funções a serem exercidas, supervisor direto e contatos internos e externos do dia a dia de trabalho.

Quarta Etapa: Treinamento

Também com o auxílio do Engenheiro, elaboramos um manual de treinamento de cada cargo, uma vez que o setor de produção alimentícia requer diversas competências de formação dos profissionais para que possam atuar.

O manual de treinamentos leva em consideração aspectos previamente citados na descrição dos cargos e que devem ser utilizados na contratação.

Quinta Etapa: Plano de Implementação

Após a consolidação das outras etapas, a finalização do projeto se deu a partir do estudo das formalidades legais e jurídicas necessárias para a abertura do negócio.

Por fim, construímos um Plano de Implementação, contendo todas as etapas do processo de implementação do projeto, documentos necessários, como obtê-los, valores, contatos, prazos e responsáveis.

Nós podemos fazer o mesmo pela abertura do seu negócio! É essencial definir as funções de cada cargo, além de realizar um Planejamento Estratégico para dar um Norte ao negócio. E você pode se beneficiar de um projeto de Estratégia e Recursos Humanos.

Se você quer aumentar a eficiência do seu negócio, direcionando esforços e aumentando a qualidade, impactando a satisfação dos seus cliente.:

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Texto escrito por Letícya Souza. Diretora de RH da UFMG Consultoria Jr, foi uma das consultoras responsáveis pela execução do projeto.

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