A sua equipe se sente sobrecarregada? Os resultados não estão como o esperado?

O método GTD é a ferramenta ideal e indispensável para melhorar a produtividade. Então, se você busca melhores resultados enquanto otimiza o uso do tempo e energia, continue a leitura e conheça esse método!

O que é o método GTD?

Conhecer metodologias que otimizem os seus processos pode ser a solução para melhorar a produtividade! Assim, a equipe pode realizar mais tarefas em menos tempo, obtendo melhores resultados e gerando mais lucro.

Quer saber mais sobre as vantagens da gestão de processos? Confira!

Por isso, queremos te apresentar o método GTD para que você conheça a técnica e os seus benefícios.

A ferramenta surgiu em 2001, criada por David Allen. O conceito veio de um livro denominado “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity” ou, em tradução livre, “A Arte de Fazer Acontecer: Estratégias para Aumentar a Produtividade e Reduzir o Estresse”.

O guia é mais do que um sistema de gerenciamento de tempo, pois o instrutor de produtividade David Allen teve anos de experiência treinando profissionais. A ferramenta GTD busca gerar organização, gestão de pendências, foco e melhores resultados.

Está interessado nessas vantagens? Continue a leitura para entender na prática!

Como a ferramenta funciona?

Agora, é o momento de apresentar como a técnica GTD funciona. 

A ferramenta está centrada em mover as tarefas de interesse e informações que precisam ser lembradas para fora da mente dos envolvidos, esvaziando o peso gerado por essas obrigações mentais e permitindo maior controle. 

Assim, fica mais fácil organizar as tarefas, ter consciência sobre a importância de cada uma e dividir as suas etapas. Depois de classificar as etapas, será mais fácil agir em cada uma de forma, gerando mais resultado em menos tempo.

Conheça a seguir as etapas da metodologia GTD! 

Quais são as etapas do método GTD?

Para que a prática fique bem clara na sua mente, vamos te apresentar as etapas de realização da ferramenta. Siga a leitura:

Você deve limpar a sua mente para conseguir pensar nas suas pendências e colocá-las para fora. Depois, olhe para a desordem de tarefas e organize-as.

Isso envolve tarefas como e-mails profissionais pendentes, telefonemas a fazer, projetos, compromissos, até mesmo as tarefas simples do seu dia a dia. Transfira essas tarefas para um sistema no qual poderá gerenciar, como o bloco de notas ou um software. 

Entenda o que é preciso fazer com cada uma das atividades elencadas, reflita sobre elas. Pense na importância e na urgência de cada uma, imaginando quais precisarão de ações mais imediatas, quais podem ser repassadas para outra pessoa ou as que nem são de fato essenciais.

Depois de decidir como as tarefas devem ser acionadas, veja qual a data de vencimento delas, classifique as prioridades, registre todas as informações… E use a árvore de decisão do método GTD.

David Allen explica que você pode utilizar uma série de perguntas para entender as ações apropriadas para cada tarefa. Entenda:

Lixo: Quais são os itens que não valem o seu tempo e não precisam ser cumpridos.

Referências: Aqui ficam as informações úteis, mas que não requerem nenhuma ação imediata. Elas podem ser necessárias no futuro.

Algum dia/talvez: São as tarefas que você não tem certeza se devem ser feitas imediatamente. Registre e revise essas tarefas com regularidade.

Agora, você deve categorizar as tarefas de acordo com seus contextos e classificar em grupos vinculados, como “E-mails”, “Lixeira”, “Ligações” e outros . Claro, sempre pensando nas prioridades e urgências.

Depois, determine em quanto tempo a ação deve ser tomada: 2 minutos, dias, meses… Também defina quem é o responsável por ela, como deve ser feita e mais. Então, responda se as tarefas estão:

Em lista de espera: você delegou a outras pessoas ou precisa de alguma informação para continuar.

Em lista de próximas ações: ações sem data de vencimento.

Calendário: ações agendadas para ter a sua conclusão em determinado dia e hora.

Depois da organização, continue revisando o seu fluxo de trabalho com frequência. Avaliar as tarefas deve ser uma tarefa constante, para monitorar o progresso, identificar mudanças, minimizar distrações, relembrar informações e mais.

Agora, o foco é na execução. Fique livre de distrações e deixe todos os materiais à sua frente, inclusive as informações sobre a tarefa que você anotou. É hora de pôr as mãos na massa!

É claro, o método GTD requer tempo e energia para ser configurado, mas, ao final, passará a ser fluido e a fazer parte do dia a dia do profissional. O registro e a execução das tarefas passarão a ser automatizados, garantindo a melhor qualidade.

Gostou dessa técnica? Conheça também o ciclo PDCA!

A metodologia é ideal para evitar erros, falhas, atrasos, aumentando a produtividade e gerando maior lucro. Com certeza, se você lida com dificuldades para organizar o que deve ser feito, precisa da técnica GTD na sua rotina.

A falta de controle sobre os processos pode gerar problemas gigantes, o que interfere diretamente nos resultados. Sabemos que essa organização pode parecer complexa, e a UCJ está disponível para te auxiliar. Somos referência em gestão de processos. Fale conosco!

O nosso time de especialistas irá mudar o cenário do seu negócio. Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *